quarta-feira, 16 de setembro de 2009

...uma pessoa bacana

Quando eu fiz 18 anos de idade, eu fiquei especialmente feliz por dois motivos:
1. Eu poderia tirar a minha carteira de motorista;
2. E eu poderia doar sangue.
Apesar da minha família não ter doadores assíduos, a cultura aqui de casa sempre me direcionou pra isso.

Doar sangue é uma iniciativa muito bacana e faz um bem enorme para todos os envolvidos: 
.para o paciente que receberá seu sangue (óbvio)
.para a família do paciente - em alguns casos de cirurgia, o hospital exige solicita um número X de doações para "repor" o que foi usado.
.para quem doa. A sensação de poder ajudar alguém, conhecido ou não, compensa totalmente a picadinha da agulha e a molezinha que se sente depois da doação.

Essa sensação, aliás, é um sentimento totalmente confuso porque você se sente bem por poder ajudar, mas se sente mal por alguém estar precisando dessa ajuda.

De qualquer forma, a vida não é um passeio no bosque, né? Esses trancos fazem parte...
Agora, falando sobre a experiência prática da doação, posso compartilhar algumas coisinhas.

Eu já doei sangue em três hospitais diferentes aqui em São Paulo: 
.Hospital do Coração (HCor): O meu avô ficou bastante tempo internado lá no ano retrasado, então eu 
doei pra ajudar na cota de doações solicitadas. Eu me lembro que o ambiente é todo meio cinza, o teto era baixo e que o lanchinho não era tão bom não. Mas a doação correu tranquilamente.
.Hospital Alemão Oswaldo Cruz: Foi lá que eu fiz a minha primeira doação, e foi ótimo. Eu estava super nervosa/ansiosa, e todos foram muito atenciosos. O ambiente do Hospital, apesar de ficar bem na Avenida Paulista, é super agradável e o lanche era disparado o melhor. 
.Hospital Israelita Albert Einstein: Virou o meu ponto de doação de sangue. Fica perto da minha casa, o pessoal é super atencioso (não, não vou esquecer de falar do lanche. É ok. rsrsrs)... E o principal é que eles me ligam! Eu até anoto na agenda quando fiz a última doação e carrego a carteirinha na bolsa e tals... Mas é claro que eu esqueço quando eu já posso doar noavemente! O fato deles me lembrarem disso, e de falarem que estão precisando do meu tipo de sangue, e blábláblá, me faz arranjar um espaço na agenda e ir até lá! 

Foi o que eu fiz hoje. Doei 460ml de sangue em 7 minutos!
=]

Se uma listinha com os requisitos para doar sangue :


Você deve ter mais de 18 e menos de 60 anos; 
Seu peso deve ser superior a 50 kg;
Se homem, deve ter doado há mais de 60 dias;
Se mulher deve ter doado há mais de 90 dias; não estar grávida; não estar amamentando; já terem se passado pelo menos 3 meses de parto ou aborto;
Se você não teve Hepatite após os 10 anos de idade;
Se você não teve contato com o inseto barbeiro, transmissor da Doença de Chagas;
Se você não teve malária ou esteve em região de malária nos últimos 6 meses;
Se você não sofre de Epilepsia;
Se você não tem ou teve Sífilis;
Se você não é diabético;
Se você não tem tatuagens recentes (menos de 1 ano);
Se você não recebeu transfusão de sangue ou hemoderivados nos últimos 10 anos;
Se você não ingerir bebidas alcoólicas nas 24hs que antecedem a doação;
Se você estiver alimentado e com intervalo mínimo de 2 horas do almoço;
Se você dormiu pelo menos 6 horas nas 24hs que antecedem a doação;
Se você não se expõe ao risco de contrair o vírus da AIDS, tendo comportamentos como:
* não usar preservativos em relações sexuais
* Ter tido mais de dois parceiros sexuais nos últimos 3 meses
* usar drogas injetáveis

Antes da doação você vai passar por uma entrevista de triagem clínica, na qual podem ser detectadas algumas condições adicionais que possam impedir sua doação. Após cada doação serão realizados os seguintes exames em seu sangue:

Tipagem sangüínea ABO e Rh; 
Pesquisa de anticorpos eritrocitários irregulares;
Teste de Coombs Direto;
Fenotipagem do Sistema Rh Hr( D,C,E.c,e) , Fenotipagem de outros sistemas;
Testes sorológicos para: Hepatite B, Hepatite C, Doença de Chagas, Sífilis, HIV (AIDS), HTLV I/II;

Todas as vezes que você doar sangue serão feitos todos esses testes, e você receberá o resultado em cada doação.


Um comentário:

Anônimo disse...

Sophys, parabéns pela atitude!!! Temos mesmo que incentivar as pessoas a doar...afinal podemos salvar vidas com este ato,e não há no mundo nenhum laboratório que fabrique com perfeição o que só o nosso corpo humano pode fabricar!
Semana passada tb doei plaquetas,o que tb não me pareceu nada difícil, muito pelo contrário.
Obrigada pela ajuda particular...
Um beijo
Thais