segunda-feira, 14 de setembro de 2009

...que não fazia espuma!

Não sei o que vocês acham, mas pra mim, shampoo tem que fazer espuma!
É essa característica funcional que eu associo à limpeza do meu cabelo.

Bom, tudo começou hoje de manhã...
Fui tomar banho e vi que o meu shampoo tinha acabado. Tudo bem, eu gosto mesmo de dar uma variada. Aliás, eu super acredito naquela história (lenda??) de que o cabelo vicia e tals. Se vicia de fato ou não, eu não sei... Só sei que meu cabelo deve ser explorador como eu, porque adora uma mudança de marca!
Enfim. Vi que no lugar do meu querido shampoo verde, tinha surgido um Phytoervas - para cabelos e claros com mechas. Sem sal.




Eu nunca gostei dos shampoos sem sal, principalmente porque fazem pouca espuma. E sem espuma não tem graça.

Mas como Phytoervas é uma marca bacana, resolvi usar o shampoo e ver o que rolava.

O que rolou:
Enquanto meu cabelo estava molhado, eu achei que ia morder a língua... Eu estava com a sensação de que o meu cabelo ia ficar limpo, leve e solto.
Mas já faz umas doze horas que eu lavei o cabelo e parece que o meu último banho foi no sábado. E sim, tomei bastante cuidado pra enxaguar bem o cabelo depois da lavagem, mas agora ele já está todo grudado na minha cabeça. Além disso, ele está escuro na raiz e sem cheiro algum.
Ooou seja, shampoo sem sal realmente não é pra mim!

Mas qual, afinal, é o suposto benefício do shampoo sem sal?

Dei uma "googlada" na expressão, e para minha surpresa, só encontrei blogs falando sobre o assunto.
Nenhuma matéria de revista, jornal, ou sei lá mais o que, para explicar os benefícios. Pelo menos não nas primeiras páginas.

Então segue as principais informações que li no De tudo 1 pouko e no Mania de Moça:
O shampoo sem sal teria um efeito reparativo para os cabelos que já sofreram muita química...
Mas na verdade, o sal presente no shampoo não é o responsável por ressecar seu cabelo (o culpado, nesse caso, é o PH alto. Veja aqui.)

O sal só serve para "encorpar" o produto e, adivinhem, para fazer a adorada espuma!!

3 comentários:

Anônimo disse...

Soooo !! que gracinha seu blog estou aqui no trabalho (sim, super a toa no momento) e lembrei de entrar...adorei a história do shampoo sem sal....mas sabe que eu prefiro com sal? loucura né...e phytoervas deixa meu cabelo super loiro...hihihi beijoooss amore !!
Rê Batalha

Pri Caineli disse...

Oi Sophia!
Desculpa a demora pra vir te visitar, mas minha vida tá corrida!
Que legal que vc tb tem um blog, a gente se expressa sobre oq gosta e sem medo, né.
Tá td lindinho!
Vou te linkar no meu blogroll tb.
bjus!

Anônimo disse...

Olá Sophia!
Esclarecendo sua dúvida, o shampoo sem sal é usado por mulheres que utilizam procedimentos químicos com frequência em seus cabelos, e tem o benéfico efeito de não retirar a química presente nos cabelos, seja ela, tintura, alisamentos, etc...
Dessa forma o procedimento química dura mais tempo e obtém melhores resultados.
Espero poder ter ajudado...
Beijos