segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Um dia sem carro

Eu sou daquelas pessoas que não vive sem carro.
Se eu precisar sair de casa pra ir na padaria ou supermercado, eu vou de carro. E essa distância é de três quadras.
Fora que o tempo em São Paulo é uma loucura, e dentro do meu carro eu tenho um guarda-roupa: casaco, guarda-chuva, sapato de salto, sapato sem salto, livros, caderno...
E eu peguei ônibus durante uns três ou quatro anos, quando mudei pra São Paulo e garanto: é mais confortável ficar parado no trânsito dentro do seu próprio carro.

Posso continuar falando sobre inúmeros motivos sobre o porquê eu não vivo sem meu carro, mas... Tudo começou na semana passada. Recebi um e-mail (nem lembro de quem, e nem sei porque eu abri) falando sobre o Dia Mundial Sem Carro. E resolvi (tentar) aderir.




O Dia Mundial Sem Carro surgiu em 1997, na França e acontece em São Paulo desde 2005.
Aqui a intenção é marcar "a luta por um transporte público de qualidade, por menos poluição do ar, por respeito ao pedestre, por mais ciclovias, enfim, pela mobilidade urbana".

Em pesquisa recente foi divulgado que o paulistano passa, em média, 2h43 no trânsito! Fala sério, é muito tempo. São as horas de sono que faltam no meu dia!! rsrsrs!



Av. Faria Lima x Av. Juscelino K.
Emprestada do blog: Newronio


Enfim. Decidi que amanhã eu vou fazer um esforço para não tirar o carro da garagem.
Vou acordar mais cedo e ir caminhando até o escritório (são 1,7km).
De lá vou caminhando até o hipismo (são mais 2,5km) e depois volto pra casa de ônibus.
Sorte a minha que amanhã eu não tenho aula, porque ia ser um pouco chato voltar pra casa de ônibus as onze da noite!

E você, vai conseguir colaborar?

Obs: Pra quem quiser informações sobre o itinerário dos ônibus aqui em São Paulo, ligue: 156
Obs2: Para mais informações sobre o Dia Mundial Sem Carro, clique aqui.
Obs3: Espero sinceramente que não chova amanhã, senão meu plano de participar do ato vai por água abaixo...


**Atualização 22/09/2009 - 22h**

Pessoal, não consegui aderir à campanha!
Quando eu acordei estava garoando, aí não rolou, né... Aliás, escutei no rádio hoje no final do dia que a chuva desanimou muita gente que queria deixar o carro na garagem (não fui a única?! rsrs).
Li aqui que o trânsito da manhã foi digno de um dia normal, ou seja, lento.
E no Estadão de hoje cedo saiu que o transporte público da nossa Sampa só teria condições de absorver 16% dos motoristas... Triste, né?

De qualquer forma, fiquei feliz quando vi hoje cedo, um senhor de terno, gravata e capacete chegando no escritório de bicicleta!!

Nenhum comentário: